sábado, 1 de maio de 2010

Ganhar X Perder


Há poucos meses escutei num programa de TV, uma pessoa dizendo:
"Nunca entrei em uma competição que não tenha saído vitoriosa."


Desde então, seguidamente me lembro dessa frase.
Confesso que fiquei em estado de choque com tal afirmação.
Como pode alguém nunca ter perdido na vida???

Bom, se é verdadeira ou não; a frase me fez pensar nas minhas competições.
Ao contrário desta "criatura-diferenciada-iluminada-privilegiada", eu já perdi inúmeras vezes.
Nossa!! E como perdi... e o papo mais manjado do mundo, eu vou dizer agora: como aprendi!

É realmente verdade. Se aprende com erros, deslizes, derrotas... e até com acertos, mas são elas, as derrotas, (que apesar de nos amargar), nos dão também uma forcinha extra só descoberta em sua maioria, com o passar do tempo.

Nunca esqueço da propaganda do sabão em pó Omo:
"Não há aprendizado sem manchas."
Sempre achei uma sacada genial este slogan.
Tem tudo a ver com aprendizado e tudo a ver com o sabão em pó.

O que eu realmente aprendi até hoje, foi às custas de muitas manchas.
Talvez nem todas tenham se apagado ainda. Até porque, na vida não há um sabão que as apague.
Mas há vontade, determinação, garra e coragem para tentar limpá-las e seguir em frente de cabeça erguida.

Nem sei o que me motivou a escrever sobre isso hoje.
Talvez você ache legal.
Talvez você ache uma grande besteira.
Talvez sirva de alerta.
Talvez não sirva pra nada.
Talvez seja mais uma mancha, ou derrota minha.

Mas não tem problema.
Algumas competições a gente ganha, outras a gente perde...

Um comentário: