terça-feira, 24 de março de 2009

"O Frio pode ser Quente?"


Essa é uma das histórias da literartura infantil que mais amo... É de autoria de Jandira Masur e me inspirou na criação do nome deste blog.


Quem me conhece há alguns anos, sabe bem o quanto ela foi contada por mim em alguns momentos importantes. História simples mas de um significado gigante.

Começa com uma simples constatação:

"As coisas têm muitos jeitos de ser

Depende do jeito da gente ver"...

E vai nos enchendo de questionamentos e reflexões... Filosofia pura!!!
Algumas das minhas frases preferidas desta história:
"Quem já se queimou num pedaço de gelo e sentiu muito frio depois de um banho quente
não pode se espantar do frio poder queimar e o quente também esfriar"...
**********************************************************************************
"O domingo é tão curto
os outros dias
duram tanto
Nas horas eles são iguais
a diferença deve estar
naquilo que a gente faz."
*********************************************************************
É bem verdade, que alguns possam considerá-la infantil demais...
Não é o meu caso, certamente.
Penso na importância dela em qualquer idade, e claro, com as crianças que começam a ler, ou escutam esta história contada pelo pai, pela mãe, uma tia ou a professora.
Começam desde cedo a questionar as coisas que temos ao nosso redor e não aceitar uma simples explicação...
É... tarefa difícil, mas necessária nos dias de hoje...
Ensinar a pensar!!
Eu ainda estou aprendendo a ensinar, e aprendendo a pensar...........................................

4 comentários:

  1. adorei mana! tua cara! e nós sabemos bem q depende do jeito q a gente ve....

    ResponderExcluir
  2. Amiga...
    Vc está de parabéns... este blog está bem legal. E o melhor é que apesar de longe chegamos mais pertinho de ti.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já percebi várias coisas em comum,adoro rubem alves,kid abelha e o internacional...estou feliz em conhce-la.
    beijos kaka

    ResponderExcluir