segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Passado Presente!

Quinta-feira passada, eu percorri um trajeto que durante minha infância eu fazia diariamente para ir ao colégio que estudei até a 8ª série. Este percurso me remete às lembranças de como era minha vida ao lado do meu pai que ainda estava conosco.

Rua João Manoel esquina com a rua Riachuelo
(parte do meu trajeto na infância)

 
Sempre gostei de uma boa dose de nostalgia.
O passado costuma rondar a cabeça e o coração das pessoas.
Será isso bom ou ruim?


Refiz exatamente o caminho que fazia ao sair de casa. Atravessava a rua,  subia a "lomba" da João Manoel e dobrava na Riachuelo em direção ao colégio. Engraçado que a "lomba" que parecia enorme, me pareceu tãããão pequena.


Enquanto eu caminhava fui relembrando todas as vezes que fiz este caminho e todas as lembranças que por ali ficaram. Me deu uma saudade, mas não fiquei melancólica, me aconteceu algo diferente: surgiu um sentimento de deixar o passado pra lá e pensar no que ainda não aconteceu e naquilo que ainda estou buscando.


Pensei então, numa frase do filme: "O Casamento Grego". Certamente vocês já assitiram. Tem um momento no filme em que o irmão da personagem principal diz algo mais ou menos assim:
- Não deixe o passado ditar quem você é, mas deixe-o fazer parte de quem você vai se tornar.

Bingo! Foi exatamente esta ideia que me veio inusitadamente. Não excluir o passado e saber exatamente de onde se veio é simplesmente fundamental pra juntar as pecinhas do quebra-cabeça da nossa vida, mas não é ele quem deve ditar o que somos e o que ainda queremos ser e/ou fazer.

Senti orgulho de mim mesma, por este "insight".
A vida está aí escancarando suas possibilidades.
Nem sempre conseguimos alcançá-las.
Muitas vezes, as oportunidades chegam até nós, mas algo mal resolvido lá atrás, nos impede de agarrá-las com unhas e dentes. Isso já me aconteceu muitas vezes.

Hoje quero fazer este exercício. Quero aceitar o passado como parte fundamental de quem eu me tornei, mas não quero deixar que ele "mande" e "desmande" nas minhas escolhas.

Te convido a fazer o mesmo! Vamos????

Um comentário:

  1. POSSIBILIDADES...OPORTUNIDADES....
    EXATAMENTE O Q ME FEZ "DESABAR" AGORA HÁ POUCO NO FILME Q VIMOS...
    OPORTUNIDADES, TB DEIXEI ALGUMAS SE IREM! OUTRAS NEM DEIXEI CONCRETIZAR! NÃO PRECISO DEIXAR O PASSADO PRA TRÁS....PRECISO DEIXAR OS MEDOS PRA TRÁS!!!!!!!!

    ResponderExcluir