sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Rascunhos

Hoje eu me dei conta de algo que acontece comigo...
Sentei para postar aqui no blog e percebi que há vários rascunhos de textos que iniciei e não terminei. Estão ali. Quase preparados para o dia que eu resolver concluir e postar.

E desde pequena tem sido assim.
Costumo sempre fazer um rascunho.
De quase tudo.
E gosto disso!

Gosto de rabiscos também.
Costumo rabiscar qualquer papel que me apareça na frente, especialmente quando falo ao telefone.

Mas o rascunho é outra coisa.
No dicionário, rascunho significa: 1. Delineamento, esboço. 2. Escrito antes de passar a limpo.
Gosto de rascunhar quando estou muito triste.
Normalmente me sento e debruço a cabeça no braço e fico rascunhando textos, ideias, músicas, pensamentos... Coisas que na minha mente mirabolante, poderão brevemente me servir para algo. Nem sempre servem.

Costumo rascunhar meus trabalhos, planos e compromissos.
Gosto da sensação de esboçar os pensamentos e depois passá-los a limpo.
Gosto que fique perfeito.
Quero uma ótima apresentação no faço. E isso me dá prazer.
Mesmo que alguém não goste. Se eu gostei, já está valendo.

Nem sempre, quando passo a limpo, fico feliz com o resultado.
Algumas vezes preciso refazer. Duas, três ou quatro(...) vezes, até que esteja do meu agrado.

E as coisas vão seguindo mais ou menos assim.
Rascunhando e passando a limpo.
Rascunhando e passando a limpo.
Rascunhando e passando a limpo.

Depois de rascunhar este texto aqui, me dei conta de mais uma coisa:

Quando é que tudo vai sair do papel?????????????????????????????

2 comentários:

  1. O rascunho é livre, desinteressado, solto, impulsivo; o original, "passado a limpo", é comprometido, cuidadoso, formal, repensado...
    Por tender ao esquecimento e ao lixo, o rascunho é do sentimento uma fotografia, traduzindo-o com fidedignidade; quem reescreve, reformula: ataques, elogios, desabafos, quando não são tiranicamente censurados, acabam atenuados por diplomacia... porque o texto lapidado condena-se ao pernicioso status da eternidade.
    Rascunhar é escrever quando realmente há motivo e vontade de fazê-lo, sujeitando-se às paixões e humores do versado fato ou pensamento; quando passamos a limpo, a cabeça não está mais quente e do coração já cessaram os pulos!
    Se as pessoas servissem mais a seus rascunhos e menos a seus textos revisados...

    (adorei teu texto, desculpa se fugi ao tema. O rascunho em tudo crê, e tudo cria iabadabaduuuu!!!! beijo)

    ResponderExcluir
  2. Eduardo: adoro teus escritos, comentários, conversas e recados.
    Pensando bem, tu faz parte dos meus rascunhos... Mas jamais serás passado a limpo!
    É tão bom te ter sempre por perto!!! Bjo

    ResponderExcluir